domingo, 20 de maio de 2012

Segunda Guerra Mundial

Este ano, por algum motivo que desconheço, muitos livros e documentários sobre a Segunda Guerra Mundial estão em destaque. Eu fui tomada por esta onda, e ultimamente tenho lido bastante sobre o assunto, procurado outros livros e visto vários documentários. Aqui eu vou fazer uma compilação do que já li, estou lendo, me interessa ler e o que vi na TV a cabo.

Livro "Dormindo com o Inimigo: A Guerra Secreta de Coco Chanel", de Hal Vaughan

Este livro eu peguei mais ou menos por acaso, numa das minhas idas a SP ano passado, quando faço questão de passar pela Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Além deste blog, eu tenho outro sobre maquiagem e cosméticos, e à princípio meu interesse no livro era sobre o ícone da moda Coco Chanel. Mas o livro me despertou outros interesses, pois traz uma visão histórica da França ocupada pelos alemães na Segunda Guerra como pano de fundo da história pessoal de Chanel, sua relação com um nazista específico e sua suposta atuação como espiã para os nazistas.

Pela primeira vez, li num texto que a questão do antissemitismo não era exclusiva dos alemães, no sentido que havia muitos franceses e ingleses que não gostavam de judeus. Também foi a primeira vez que li sobre o grande temor da sociedade francesa com relação aos comunistas, o que fazia com que parte deles aprovasse a ocupação alemã. Na verdade, parece que a elite francesa da época, que obviamente não estava sofrendo os horrores da guerra como os cidadãos comuns, é que tinham este tipo de "sentimento".

Enfim, livro legal de ser lido, mesmo que não haja interesse na figura de Coco Chanel explicitamente.

Livro "Apoiando Hitler: Consentimento e coerção na Alemanha nazista", de Robert Gellately

Este eu comprei quando fui para o Rio de Janeiro, porque queria muito ler sobre a Segunda Guerra. Aí comprei este e outro livro, que o Daniel pegou para ler e já criticou duramente (rs).

Bom, mas com relação a este livro: eu estou na metade dele, e estou gostando bastante. Trata-se de um apanhado histórico sobre o que os alemães sabiam sobre o Terceiro Reich, que inclui campos de concentração, ideologia nazista e a questão racial. Um livro apavorante!

O autor se baseia em milhares de recortes de jornais e textos diversos (biografias, estudos, relatos de judeus e alemães) para sustentar a tese que o povo alemão era "informado" sobre todas estas questões. Na minha interpretação, não é uma demonização do povo alemão, no sentido simples e puro de que eles sabiam e apoiavam as medidas do Terceiro Reich; é uma explanação de como a propaganda, o uso do preconceito e da fragilidade da Alemanha pós-Primeira Guerra propiciou a ascensão dos nazistas e o "apoio" (ou falta de resistência) às medidas tomadas na época. Uma das partes que mais me chocou foi sobre o "Decreto do Incêndio do Reichstag" e a "Lei Habilitante": parecem ser o nosso AI-5 cuspido e escarrado! Boa reflexão para nós brasileiros.

Outra grande tese sustentada e comprovada no texto é a de que as políticas antissemitas não foram sustentadas desde o início da ditadura de Hitler. Na verdade, vários membros do partido nazista foram, à princípio, "contidos" pela ditadura nas manifestações antissemitas. A "questão judaica" foi construída aos poucos e de forma gradual. Os primeiros grandes "inimigos do povo alemão" eram os comunistas, premissa que explorou o medo que a população tinha de uma tomada do governo por parte de membros do partido comunista. A partir da perseguição e aniquilação desta corrente de resistência, todo o resto foi sendo incorporado de forma "indolor" - como perseguição aos "antissociais", ciganos e por fim judeus.

Enfim, um livro bastante esclarecedor, e digo mais: um alerta para os perigos do preconceito e do vácuo de poder.

Hitler - Ian Kershaw

Apanhado resumido e para leigos da biografia que Ian Kershaw escreveu sobre Hitler em 1998 e 2000. Este livro eu encontrei para vender aqui no Brasil devido às citações do Robert Gellately, que diz em seu livro que essa biografia, provavelmente, é a mais completa e atual já escrita até então. Já encomendei na LEB e estou esperando chegar!

Documentários do NatGeo

Redescobrindo a Segunda Guerra (que fala da ascensão de Hitler até o início da Segunda Guerra);
Arquivos Confidenciais (que apresentou o documentário "The Rape of Europa", sobre as obras de arte usurpadas pelos nazistas, além da preocupação dos países europeus em escondê-las e protegê-las durante a Segunda Guerra).

Eu vi os dois documentários e gostei bastante. Claro que são apresentados de forma simplificada para o público leigo (eu, por exemplo!), mas vale muito pelas imagens. Recomendo.

Enfim, esta virou minha nova obsessão! Adoro história e biografias, e estou curtindo bastante estas releituras sobre a Segunda Guerra Mundial.

Quem tiver sugestões sobre o tema, deixa nos comentários - eu agradeço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário